Investigação mais relevante

No âmbito da sua actividade de investigador participou em inúmeros projectos e estudos sob encomenda de diversas entidades públicas, de entre os quais se destacam os seguintes:


- Referencial de Coesão Social - adjudicado pelo ISS, I.P. (Instituto da Segurança Social) - (2014)

- Plano de Ação para a Promoção da Empregabilidade do Tâmega e Sousa (PAPE) - Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (2014-2015)

- Avaliação Intercalar do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores – PRORURAL, adjudicado pela Direcção Regional dos Assuntos Comunitários para a Agricultura (em curso);

- Avaliação Intercalar do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – ProDeR adjudicado ao consórcio IST/IESE/IPB pela Autoridade de Gestão do ProDeR (em curso);

- Avaliação dos Investimentos QREN em Equipamentos de Proximidade (IESE/Quaternaire) - Observatório do QREN / Secretaria-Geral do Ministério das Finanças (2012-2013).

- A Qualidade de Vida das Famílias com Crianças e Jovens com Perturbações do Espetro do Autismo em Portugal: Diagnóstico e Impactos Sociais e Económicos - Federação Portuguesa de Autismo (2013)

- Avaliação Contínua do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores 2007-2013 - Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

- Estudo Prospectivo
sobre os Recursos Humanos Estratégicos para o Desenvolvimento de Cabo Verde - (2012)

- " Rede em prática" - Avaliação da Rede Social - ISS I.P.,- Instituto da Segurança Social (2010-2012).

- Estudo de Avaliação da Implementação Global do QREN (Quaternaire/IESE) - Observatório do QREN (2010).

- Estudo de Avaliação Externa do Impacto da Expansão dos Cursos Profissionais no Sistema Nacional de Qualificações – ANQ - Agência Nacional para as Qualificações (2010).

- Avaliação da Operacionalização da Formação para a Inovação e Gestão do POPH no Âmbito da Operacionalização do QREN- POPH (2010).

- Avaliação do Programa "Dinamizar" (3 edições)- CCP- Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

- Estudo de Avaliação da Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) e dos Projetos de Promoção de Interculturalidade a nível Municipal - Alto Comissariado para a Integração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.)/ Organização Internacional para as Migrações (OIM).

- The Potential for regional Policy Instruments, 2007-2013, to contribute to the Lisbon and Göteborg objectives for growth, jobs and sustainable development.-European Commission, Directorate-General for Regional Policy, Evaluation Unit (2009).

- Concepção da Metodologia de Avaliação da Formação do Programa QI-PME Centro e Norte (em colaboração com a Quaternaire Portugal - AIMinho/CEC- Conselho Empresarial do Centro (2010-2012).

- Avaliação externa de projectos e candidaturas do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) - Erasmus, Leonardo Da Vinci, Comenius e Grundtvig (2009-2012) - Agência Nacional PROALV.

- Elaboração de Estudos para a Adopção de Medidas e Práticas Facilitadoras da Utilização Alargada da CIF- Classificação Internacional da Funcionalidade - INR (Instituto Nacional para a Reabilitação).

- Concepção e Desenvolvimento de Metodologia Harmonizada para a Qualificação dos Efeitos sobre o Emprego das Intervenções Financiadas no âmbito do QREN 2007-2013 - Observatório do QREN (2008).

- Estudo Acompanhamento/Avaliação do Programa Operacional da Administração Pública (POAP), Universidade do Algarve/Gabinete do Gestor do POAP (2007).

- Contributos para o desenvolvimento do Potencial Humano em Portugal: o papel do FSE a partir das reflexões da Actualização da Avaliação Intercalar, Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (2008).

- Estudo de Caracterização do Turismo no Espaço Rural e do Turismo de Natureza em Portugal - Direção- Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural/ MADRP (2008).

- Estudo de Avaliação da Acção Integrada de Base Territorial (AIBT) VALTEJO, CCDRLVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (2007).

- Relatório de Avaliação dos Resultados e do Impacto das Acções Co-financiadas pelo Fundo Europeu para os Refugiados, relativo ao período de 2005 a 2007, Ministério da Administração Interna/Estrutura de Missão para a Gestão de Fundos Comunitários.

- Modelos e Práticas Formativas Facilitadoras da Empregabilidade e Sustentabilidade do Emprego da Pessoa com Deficiência, Espaço e Desenvolvimento/FENACERCI (2007).

- Estudo de Avaliação do Projecto MUS-E, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Educação (2006).

- Estudo Prospectivo dos Perfis Profissionais para o Reforço da Competitividade e Produtividade da Economia Regional (2007-2013), Direcção Regional de Formação Profissional da Região Autónoma da Madeira, (2007).

- Estudo tecnico-económico da Evolução do Sector Agrícola na RA Açores (2001/2006), DRDA (Direcção Regional de Desenvolvimento Agrário – Açores) (2008).

- Estudo de Avaliação de Impacte das Acções financiadas pelo Fundo Social Europeu na Inserção e Empregabilidade dos Beneficiários (IESE/Quaternaire), Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (2007).

- Estudo de Avaliação de Impacte dos Activos Empregados Beneficiários de Acções Financiadas pelo FSE, Quaternaire/Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (2007).

- Estudo de Avaliação do Sistema de Aprendizagem (IESE/Quaternaire), Instituto do Emprego e Formação Profissional –IEFP (2007).

- Avaliação da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais na Área da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência” (IESE/CIES), Direcção Geral de Estudos, Estatística e Planeamento – Ministério da Segurança Social, da família e da Criança (2005).

- Estudo de Monitorização e Avaliação do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, Direcção Geral dos Recursos Florestais do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, (2007).

- Estudo de Avaliação Ex-ante no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) – FEDER (2006), Instituto de Gestão dos Fundos Comunitários.

- Estudo Conciliação da vida familiar e actividade profissional: o papel da política social, Direcção Geral de Estudos, Estatística e Planeamento (DGEEP) – Ministério do Trabalho e da Solidariedade (2005).

- Avaliação do Projecto Formação/Consultoria destinada a PMEs, Confederação do Comércio e Serviços de Portugal –CCP (2007).

Publicações

Rui M. C. Godinho, Fernando Honório e Catarina Pereira (2014), Referencial de Coesão Social, Edição ISS, I.P.

Rui M. C. Godinho, Catarina Pereira et all, Plano de Ação para a Promoção da Empregabilidade do Tâmega e Sousa (PAPE) - Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (2015)

A. Oliveira das Neves e Rui M. C. Godinho, Emprego e Deficiência Visual: Duplo Desafio e Implicações, Revista Louis Braille (ACAPO) n.º 5, Janeiro/Fevereiro/Março, 2013.
   
Rui M. C. Godinho; José Manuel Henriques (coord.) (2012), Projeto Rede em Prática - Avaliação do Programa Rede Social, 2010-2012, Edição ISS I.P. 

Godinho, Rui M. C; Pereira, C (2010) “Impacte dos Cursos Profissionais no Sistema Nacional de Qualificações: a perspectiva das competências escolares face às necessidades empresariais regionais., in Cadernos Sociedade e Trabalho (no prelo).

Neves, A. Oliveira; Godinho, Rui M. C; Pereira, C (2010) Avaliação Externa do Impacto da Expansão dos Cursos Profissionais no Sistema Nacional de Qualificações, ANQ, Ministério da Educação (no prelo).

Neves, A. Oliveira e Figueiredo, A. (coord.), Dionízio, S. Valente, A. C., Pereira, C., César, F., Faustino, F., Vale, J. do, Almeida, M., Godinho, R. e Trindade, S. (2009). Contributo do Fundo Social Europeu para a Inserção e Empregabilidade dos Beneficiários-Estudo de Avaliação. Temas Fundo Social Europeu - Colecção Estudos, N.º 3. 

Neves, António O., Godinho, Rui, Pereira, Catarina (2010), “Contributo do Fundo Social Europeu para a Inclusão Social de Grupos Desfavorecidos-Estudo de Avaliação”, Temas Fundo Social Europeu, Colecção Estudos, IGFSE (no prelo).

Neves, António O., Godinho, Rui, Pereira, Catarina (2009), “Intervenção do FSE e Desenvolvimento do Potencial Humano em Portugal (2000-2006)”, Temas Fundo Social Europeu, Colecção Estudos, N.º1, IGFSE

Godinho, Rui M. C.(2008),”Interesse Público, Estado e Administração”, in Sociedade e Trabalho, n.º 36, Setembro / Dezembro de 2008, pp. 170-173.

Godinho, Rui M. C,(2008) “De-Constructing a Myth: Success Factors for Didabled Employability at Portuguese Enteprises, in Sociedade e Trabalho, n.º 35, Maio / Agosto de 2008, pp. 55-70.

Godinho, Rui M. C, et all (2008) “Modelos e Práticas Formativas Facilitadoras da Empregabilidade e Sustentabilidade do Emprego da Pessoa com Deficiência”, Edição Fenacerci.

Godinho, Rui M. C. (2007), “O Estado da Arte das Políticas Públicas em Portugal: Oportunidades e Desafios para as Pessoas com Deficiência”, Cadernos Sociedade e Trabalho Vol. VIII, DGEEP, Lisboa.

Godinho, Rui M. C. (2007),” E se eu fosse cego?” – Recensão à obra de Bruno Sena Martins”, in Sociedade e Trabalho, n.º 32, Maio / Agosto de 2007, pp. 156-160.

Godinho, Rui M. C, et all (2007) “Estudo de Diagnóstico de Necessidades e de Competências no Sector Agrícola”, Edição Confederação dos Agricultores de Portugal.

Godinho, Rui M. C. (2006),” Desafios da Pobreza – Recensão à obra de Luís Capucha”, in Sociedade e Trabalho, n.º 30, Setembro / Dezembro de 2006, pp. 118-124.

Capucha, Luís; Oliveira das Neves, António; Godinho, Rui M. C.(2005), “Estudo de Avaliação da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais na Área da Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência”, DGEEP/MTSS, Colecção Cogitum, nº 21.

Santos, M.J. (coord.), “A responsabilidade social nas PME – Casos em Portugal”, RH Editora, Lisboa, 2006.