Europass Curriculum Vitae

Investigação mais relevante

No âmbito da sua actividade de investigadora participou em inúmeros projectos e estudos, de entre os quais se destacam os seguintes:

-  Estudo para a Reorganização da Rede da Oferta Formativa de Ensino Superior, Tecnológico e Profissional no Alto Alentejo, adjudicado pela CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (em curso).

-  Adultos de baixa escolaridade – novos desafios para a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) em Portugal, projeto aprovado ao IESE, com financiamento do POAT/FSE (em curso).

-  Avaliação Estratégica do QREN - Lote 1- Contributo do QREN para a redução do abandono escolar precoce, trabalho adjudicado ao Consórcio Quaternaire Portugal/IESE pela Secretaria Geral do Ministério das Finanças/Observatório do QREN (2013).

-  Avaliação dos Investimentos em Equipamentos de Proximidade, trabalho adjudicado ao Consórcio Quaternaire Portugal/IESE pela Secretaria Geral do Ministério das Finanças/Observatório do QREN (2012/2013).

-  Avaliação do Projeto Rede em Prática, trabalho adjudicado ao IESE pelo ISS – Instituto da Segurança Social (2012).

-  Conceção e Operacionalização de um Dispositivo de Monitorização da Trajectória Académica e de Inserção Profissional de Diplomados da Universidade do Algarve, adjudicado pela Universidade do Algarve (2012).

-  Avaliação no âmbito do Projecto Dinamizar - Eixo 3 - Medida 3.1.1 - Formação-Acção, trabalho adjudicado pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal ao Consórcio IESE/Quaternaire Portugal (2012).

-  Avaliação dos Percursos Pós-Formação dos Diplomados de Cursos Profissionais no contexto da Expansão desta oferta no Sistema Nacional de Qualificações, trabalho adjudicado ao IESE pela ANQ – Agência Nacional para a Qualificação (2010/2011).

-  Estudo de Avaliação da Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), trabalho adjudicado à GEOIDEIA pelo AICIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (2011).

-  Avaliação da Operacionalização da Tipologia de Intervenção 3.2 – Formação para a Inovação e Gestão e Tipologias análogas para as regiões do Algarve e Lisboa (8.3.3 e 9.3.2) do POPH no Âmbito da Operacionalização do QREN, trabalho adjudicado à GEOIDEIA pelo IGFSE – Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (2011).

- Estudo de Avaliação da Implementação Global do QREN - Observatório do QREN (2010);

- Estudo de Avaliação Externa do Impacto da Expansão dos Cursos Profissionais no Sistema Nacional de Qualificações – ANQ - Agência Nacional para as Qualificações (2010);

- A Intervenção do FSE na promoção da inclusão social de grupos desfavorecidos – IGFSE – Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (2009);

- The Potential for regional Policy Instruments, 2007-2013, to contribute to the Lisbon and Göteborg objectives for growth, jobs and sustainable development.-European Commission, Directorate-General for Regional Policy, Evaluation Unit (2009);

- Concepção e Desenvolvimento de Metodologia Harmonizada para a Qualificação dos Efeitos sobre o Emprego das Intervenções Financiadas no âmbito do QREN 2007-2013 - Observatório do QREN (2008);

- Avaliação dos Resultados e do Impacto das Acções Co-financiadas pelo Fundo Europeu para os Refugiados relativo ao período de 2005 a 2007;

- Ministério da Administração Interna - Estrutura de Missão para a Gestão de Fundos Comunitários (2009);

- Diagnóstico de Satisfação de Clientes do Infarmed, I.P. - Infarmed, I.P., (2007, 2008 e 2009);

- Estudo sobre Percepção e Satisfação com a Cirurgia de Ambulatório – Administração Regional de Saúde da Região Norte (2008);

- Estudo de Avaliação do Sistema de Aprendizagem – Instituto do Emprego e Formação Profissional (2007);

- Estudo de Avaliação do Impacte do Projecto Pense Indústria - Gabinete de Gestão do PRIME/GPF – Ministério da Economia (2006);

- Monitorização e Acompanhamento do Currículo Nacional do Ensino Básico para as Áreas Curriculares não Disciplinares -DGIDC - Ministério da Educação (2006);

- Estudo Conciliação da vida familiar e actividade profissional: o papel da política social, Direcção Geral de Estudos, Estatística e Planeamento (DGEEP) – Ministério do Trabalho e da Solidariedade (2005).

Publicações

Das publicações salientam-se as seguintes:

- Godinho, Rui M. C; Pereira, C (2010) “Impacte dos Cursos Profissionais no Sistema Nacional de Qualificações: a perspectiva das competências escolares face às necessidades empresariais regionais”., in Cadernos Sociedade e Trabalho (no prelo);

- Pereira, C. (2009), Comparação dos percursos de inserção profissional dos diplomados do Sistema de Aprendizagem e do Ensino Profissional. In. Sociedade e Trabalho, N.º 37, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social;

- Neves, A. Oliveira e Figueiredo, A. (coord.), Dionízio, S. Valente, A. C., Pereira, C., César, F., Faustino, F., Vale, J. do, Almeida, M., Godinho, R. e Trindade, S. (2009). Contributo do Fundo Social Europeu para a Inserção e Empregabilidade dos Beneficiários-Estudo de Avaliação. Temas Fundo Social Europeu - Colecção Estudos;

- Neves, A. Oliveira e Figueiredo, A. (coord.), Pereira, C., Trindade, S., Simões, A., Faustino, F, Cunha, L. Garcia, R., Godinho, R e Figueiredo, R (2009). Contributo do Fundo Social Europeu para a Promoção da Inclusão Social de Grupos Desfavorecidos-Estudo de Avaliação (no prelo);

- Neves, A. Oliveira (coord.); Pereira, C; Godinho, R. (2009) Intervenção do FSE e Desenvolvimento do Potencial Humano em Portugal (2000-2006), Temas Fundo Social Europeu - Colecção Estudos;

- Neves, A. Oliveira (coord.), Soares, C., Pereira, C., Honório, F., Ferrão, F., Lourença, F., Costa, I. e Rodrigues, I. (2008). Caracterização do Turismo no Espaço Rural e do Turismo de Natureza em Portugal. DGADR/Ministério da Agricultura;

- Neves, A. Oliveira (coord.), Fazendeiro, A., Pereira, C., Dionízio, S., Moura, R. (2005). Estudo de Avaliação das Políticas de Aprendizagem ao Longo da Vida”, DGEEP/MTSS, Colecção Cogitum, nº 17;

- Pereira, C. (2007). Seminário Novas Oportunidades: Que qualificações para um modelo de desenvolvimento sustentável na região norte. In. Formar-revista dos formadores, N.º58, Instituto do Emprego e Formação Profissional;

- Pereira, C. (2006). Revisões das Políticas Nacionais para a Educação-Ensino Terciário em Portugal: Relatório dos Observadores da OCDE. In. Sociedade e Trabalho, N.º 31, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social [Recensão];

- Estrela, A., Eliseu, M., Amaral, A., Carvalho, A. e Pereira, C. (2005), A investigação sobre formação contínua de professores em Portugal (1990-2004). In. Investigar em Educação, N.º4, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.