Investigação mais relevante

No âmbito da sua actividade de investigadora participou em inúmeros projectos e estudos, de entre os quais se destacam os seguintes:

Estudo sobre Perfis Profissionais Emergentes, nível II e III de saída no âmbito da Saúde - ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde (em curso).

Concepção da Metodologia de Avaliação da Formação do Programa QI-pme Centro (IESE/ /Quaternaire Portugal) - CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (em curso).

Concepção da Metodologia de Avaliação da Formação do Programa QI-pme Norte (IESE/ Quaternaire Portugal) -  AIMinho - Associação Empresarial (em curso).

Relatórios de avaliação da Execução das Acções Co-Financiadas pelo Fundo para as Fronteiras Externas, pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros e pelo Fundo Europeu de Regresso, relativo ao Período de 2007 a 2009 - Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (2010).

RvccFor – Reconhecer, Validar e Certificar Competências de Formadores -  IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional(2009/…)

Estudo Referencial de Formação – Engarrafamento de Águas, adjudicado pelo CINÁGUA - Centro de Formação Profissional para a Industria do Engarrafamento de Águas e Termalismo (2008).

Estudo de Avaliação de Resultados do Projecto INOVJOVEM JQI - Jovens Quadros para a Inovação adjudicado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (2008).

Estudo de Avaliação do Projecto “Reforço de Competências” adjudicado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A (2008).

Projecto INOCOP – Inovação e Melhoria da Performance no Cluster Automóvel no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL – Global Change - Consultores Internacionais Associados, Lda. (2007).

Estudo de Avaliação do Projecto Formação/Consultoria destinada a PME’s, adjudicado pela CCP – Confederação do Comercio e Serviços de Portugal (2007).

Estudo das Necessidades de Formação profissional dos Sectores do Engarrafamento e Termalismo, estudo adjudicado pelo CINÁGUA - Centro de Formação Profissional para a Industria do Engarrafamento de Águas e Termalismo (2005).

Avaliação da Formação Profissional no Sector Agrícola”, realizada no âmbito do III QCA - Confederação dos Agricultores de Portugal (2004/2005);

Estudo Sobre a Inserção Social dos Diplomados pelo Ensino Técnico Profissional - Casa Pia de Lisboa (2004);

Estudo de percurso pós formação dos alunos do ensino profissional, que concluíram a respectiva formação no ano lectivo 2000/2001 - PRODEP (2002);

Estudo de Diagnóstico e Prospectiva e Caracterização de Perfis Profissionais para Levantamento de Necessidades de Formação no Sector dos Serviços Sociais, Colectivos e Pessoais - INOFOR (2000/03);

Estudo da Concepção de um Dispositivo de Acompanhamento e Avaliação de Suporte ao Desenvolvimento do ciclo de Formação” para a MRH - Grupo EDP (2001/2003)

Publicações

Simões, Ana M. G. V., “A Avaliação da Formação” in Formar – Revista de formadores, nº 64, Julho, Agosto e Setembro de 2008, pp. 37-41. 

Simões, Ana M. G. V., et all “Estudo de Diagnóstico de Necessidades e de Competências no Sector Agrícola”, Edição Confederação dos Agricultores de Portugal, 2008.

Simões, Ana M. G. V., et all Avaliação do projecto Formação/Consultoria destinada a PMEs Entidade Contratante: Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), 2007.

Santos, M.J. (coord.), “A responsabilidade social nas PME – Casos em Portugal”, RH Editora, Lisboa, 2006.

A.A.V.V. “O Sector do Ambiente em Portugal”, IQF, Colecção Estudos Sectoriais, Abril de 2006.

A.A.V.V. “O Sector dos Serviços de Proximidade: Apoio à Vida Quotidiana”, IQF, Colecção Estudos Sectoriais, 2005.

A.A.V.V. “O Sector dos Serviços de Proximidade: Serviços de Acção Social”, IQF, Colecção Estudos Sectoriais, 2005.