Investigação mais relevante

No âmbito da sua actividade de investigadora participou em inúmeros projectos e estudos, de entre os quais se destacam os seguintes:
 

Avaliação do Contributo dos FEEI para a Formação Avançada (Consórcio IESE/ImproveConsult/PPLL Consult), SGEC – Secretaria Geral da Educação e Ciência/POCH – Programa Operacional Capital Humano (em curso).

Elaboração e Aplicação de Questionários de Satisfação aos Clientes que utilizam o Contact Center do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (em curso).

Assessoria técnica no âmbito do Acompanhamento das Atividades da Rede Social de Lousada Município de Lousada (em curso).

Avaliação do Impacto dos Resultados e do Impacto do Programa PT07 – Integração da Igualdade de Género e Promoção do Equilíbrio entre o Trabalho e a Vida Privada, EEA Grants, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (2017).

Documento de Orientações Estratégicas para a Valorização e Desenvolvimento do Turismo do Concelho de Olhão, Município de Olhão (2017).

Avaliação de Resultados e de Impacto Previsível do Programa Cidadania Ativa, trabalho adjudicado ao IESE pela Fundação Calouste Gulbenkian (2016).

Projeto de Assistência Técnica para a Preparação do Projeto Científico e Pedagógico da Escola do Mar, Universidade de Cabo Verde/Ministério das Infraestruturas e Economia Marítima (2015/2016).

Estudo sobre Perfis Profissionais Emergentes, nível II e III de saída no âmbito da Saúde - ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde (em curso).

Concepção da Metodologia de Avaliação da Formação do Programa QI-pme Centro (IESE/ /Quaternaire Portugal) - CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (em curso).

Concepção da Metodologia de Avaliação da Formação do Programa QI-pme Norte (IESE/ Quaternaire Portugal) -  AIMinho - Associação Empresarial (em curso).

Relatórios de avaliação da Execução das Acções Co-Financiadas pelo Fundo para as Fronteiras Externas, pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros e pelo Fundo Europeu de Regresso, relativo ao Período de 2007 a 2009 - Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (2010).

RvccFor – Reconhecer, Validar e Certificar Competências de Formadores -  IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional(2009/…)

Estudo Referencial de Formação – Engarrafamento de Águas, adjudicado pelo CINÁGUA - Centro de Formação Profissional para a Industria do Engarrafamento de Águas e Termalismo (2008).

Estudo de Avaliação de Resultados do Projecto INOVJOVEM JQI - Jovens Quadros para a Inovação adjudicado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (2008).

Estudo de Avaliação do Projecto “Reforço de Competências” adjudicado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A (2008).

Projecto INOCOP – Inovação e Melhoria da Performance no Cluster Automóvel no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL – Global Change - Consultores Internacionais Associados, Lda. (2007).

Estudo de Avaliação do Projecto Formação/Consultoria destinada a PME’s, adjudicado pela CCP – Confederação do Comercio e Serviços de Portugal (2007).

Estudo das Necessidades de Formação profissional dos Sectores do Engarrafamento e Termalismo, estudo adjudicado pelo CINÁGUA - Centro de Formação Profissional para a Industria do Engarrafamento de Águas e Termalismo (2005).

Avaliação da Formação Profissional no Sector Agrícola”, realizada no âmbito do III QCA - Confederação dos Agricultores de Portugal (2004/2005);

Estudo Sobre a Inserção Social dos Diplomados pelo Ensino Técnico Profissional - Casa Pia de Lisboa (2004);

Estudo de percurso pós formação dos alunos do ensino profissional, que concluíram a respectiva formação no ano lectivo 2000/2001 - PRODEP (2002);

Estudo de Diagnóstico e Prospectiva e Caracterização de Perfis Profissionais para Levantamento de Necessidades de Formação no Sector dos Serviços Sociais, Colectivos e Pessoais - INOFOR (2000/03);

Estudo da Concepção de um Dispositivo de Acompanhamento e Avaliação de Suporte ao Desenvolvimento do ciclo de Formação” para a MRH - Grupo EDP (2001/2003)

Publicações

Simões, Ana M. G. V., “A Avaliação da Formação” in Formar – Revista de formadores, nº 64, Julho, Agosto e Setembro de 2008, pp. 37-41. 

Simões, Ana M. G. V., et all “Estudo de Diagnóstico de Necessidades e de Competências no Sector Agrícola”, Edição Confederação dos Agricultores de Portugal, 2008.

Simões, Ana M. G. V., et all Avaliação do projecto Formação/Consultoria destinada a PMEs Entidade Contratante: Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), 2007.

Santos, M.J. (coord.), “A responsabilidade social nas PME – Casos em Portugal”, RH Editora, Lisboa, 2006.

A.A.V.V. “O Sector do Ambiente em Portugal”, IQF, Colecção Estudos Sectoriais, Abril de 2006.

A.A.V.V. “O Sector dos Serviços de Proximidade: Apoio à Vida Quotidiana”, IQF, Colecção Estudos Sectoriais, 2005.

A.A.V.V. “O Sector dos Serviços de Proximidade: Serviços de Acção Social”, IQF, Colecção Estudos Sectoriais, 2005.